Ler poemas ... para crianças.














                                  “ Ler para e com crianças é de extrema importância. Os pequenos que são habituados a lerem ou ouvirem histórias contadas pelos pais desde cedo têm tendência a se tornarem bons leitores no futuro. A leitura ajuda na imaginação, na linguagem e na capacidade de compreensão de toda criança, despertando curiosidades e descobertas. Além de livros de histórias e contos, ler poemas também deve fazer parte da rotina infantil, já que a poesia ajuda as crianças a descobrirem formas, ordens, sons e interpretações de diversas palavras.(...).

● A poesia contribui para a formação do imaginário, do jogo simbólico e da criatividade.
● Poemas expressam a beleza por meio da linguagem literária.
● Os poemas contribuem para o desenvolvimento da sensibilidade estética, construindo uma ponte entre a criança, o mundo real e o simbólico.
● A presença da sonoridade nesse tipo de texto, construída por meio das rimas e repetições, por exemplo, torna a recitação de poemas uma atividade de prazer para os pequenos.
● Ouvir e recitar poemas ajuda na percepção da melodia da linguagem. Poesia e música andam juntas e, por isso, apreciar boas canções pode ser um ótimo caminho para aproximar os leitores da linguagem poética.
● Poemas possibilitam a construção de imagens, jogos de associações de palavras e metáforas, desenvolvendo um olhar curioso sobre o mundo.
● A leitura desses textos obriga o leitor a refletir sobre a melodia, a cadência e as pausas na construção de sentido, ajudando-o a dominar ritmos fundamentais, como o da respiração, por exemplo.
● Poemas exploram de maneira inteligente a disposição da palavra no espaço do papel. Neles, os leitores podem aprender que nos textos literários não só conteúdo, mas também a forma tem muito a dizer.
● A leitura em voz alta de poemas desenvolve a atenção a aspectos da oralidade (entonação, acentuação e ritmo) que são fundamentais nas situações de uso da fala em público.
● Ler poemas pode ser uma ótima oportunidade de mostrar às crianças que as palavras são como brinquedos.



Fonte do texto: http://ataba.com.br/









Nenhum comentário:

Postar um comentário