Arte.


                                               “ A arte, cuja acepção latina significa técnica ou habilidade, pode ser compreendida como uma das maneiras de que o ser humano faz uso para demarcar sua presença no mundo. Pode ser compreendida, também, como uma das maneiras de que o ser humano faz uso para dar sentido à realidade a que pertence. Seu objetivo principal é mostrar como a realidade poderia ser, e não como ela é de fato. (...). A arte é transformadora, já que está intimamente relacionada ao novo. Ao mesmo tempo em que transmite ideias de seu autor, faz com que este se veja em sua própria criação. Há uma relação dialógica entre arte e vida, quer isto dizer, o ser humano se comunica de maneira responsável e criativa com a realidade a que pertence por intermédio de sua criação artística. Com efeito, podemos considerar as íntimas relações existentes entre arte e trabalho, arte e cuidado, arte e reabilitação, legitimando sua dimensão social capaz de promover vivências socializadoras (...) há cinco classificações principais de arte (...)
-A arte figurativa: seu objetivo é retratar pessoas, objetos ou determinados lugares, de maneira que seus contempladores possam identificá-los.
-A arte abstrata: não tem por objetivo retratar nenhum objeto da realidade externa e é elaborada única e exclusivamente por intermédio de formas, cores ou superfícies.
-A arte moderna: produzida a partir da segunda metade do século XIX, está mais alinhada à forma e à linguagem artística.
-A arte contemporânea: referente aos últimos quarenta anos e ligada a diversas correntes estéticas, objetiva questionar os estilos de vida da sociedade que são propagados pelo cinema, pela moda, pela televisão e pela literatura.                                                                                                                       
-A arte que é a vanguarda: realizada por quem está à frente de seu tempo, tem por objetivo realizar novas linguagens artísticas a fim de obter respostas para questões evidenciadas pela cultura de seu tempo.  (Jonathas Rafael Fonte. © obvious).


Imagem:  ‘Alegoria às artes’  de Leon Pallière (1823-1887). 
Pintada em 1855 representa as musas da Arquitetura,
da Pintura, da Escultura, da Poesia e da Música.










Nenhum comentário:

Postar um comentário