Ler. Faz bem. Ao corpo e a mente.

                     A leitura é praticamente universalmente reconhecida como uma fonte de inteligência. É uma atividade de lazer que parece ser colocada alguns níveis acima da maioria das 
outras. E, no entanto, parece ser um prazer que está se tornando cada vez mais perdido 
por nós devido ao sempre presente Wi-Fi e a miríade de aplicativos divertidos disponíveis 
para nós. Mas uma vez que você vê os benefícios comprovados de leitura, é tentado 
a abandonar o smartphone de vez em quando e se perder nas histórias dos livros.













■ Ler reduz o estresse: (...) a leitura é mais eficaz em reduzir o estresse do que a música, caminhar e tomando café. (...) ainda é extremamente eficaz em ajudar as pessoas com insônia a adormecer. As luzes brilhantes de nossas telas (que são uma causa comum para insônia hoje) enganam o cérebro em pensar que precisa estar acordado, mas quando você lê um livro sob uma luz fraca, seu cérebro percebe que é noite. 
(Imagem: Caspar David Friedrich. 1774-1840. Artista de Dresden, Alemanha).
















■ Leitura torna-o mais empático: Você alguma vez encontra-se perdido em um bom romance de ficção? Isso acontece o tempo todo; você se apaixona por um personagem e é transportado. Experimentos têm mostrado que pessoas que leem e muitas vezes encontram-se nessa situação são sensitivos mais fortes. 
(ImagemFanny Fluery. 1848-1920. Artista francês).















■ Leitura realmente pode ajudá-lo a superar a depressão: Acha que esses livros de autoajuda são uma carga de mentiras? Uma pesquisa recente, na verdade, mostrou que a leitura é uma das melhores maneiras de combater a depressão. Os leitores que receberam um livro de autoajuda guiado mostraram níveis de depressão mais baixos após um ano do que aqueles que foram tratados com a medicina convencional e terapia da conversa sozinho.
(Imagem: Fernand Toussaint. 1873-1955. Artista belga).


















■ A leitura te faz mais atraente: Está com dificuldades para encontrar sua alma gêmea? Tente pegar um livro. A leitura pode torná-lo um grande conversador, e o livro certo pode ensinar-lhe coisas incríveis. Colocando os parceiros românticos de lado, a leitura também irá torná-lo mais socialmente ativo. (...).
(Imagem: Paul Gustave Fischer. 1860-1934. Artista alemão)
















■ Leitura melhora a sua memória: Quando você lê, está treinando seu cérebro. Cada conjunto de novas palavras que você encontra ajuda a sua memória a longo prazo. Experimentos têm mostrado que a leitura diminui a taxa de declínio da capacidade intelectual de uma pessoa. Ler também impede a doença de Alzheimer (...). O que mais reduz o risco de doença de Alzheimer? Palavras cruzadas.
(Imagem: Albert Anker. 1831 1910. Artista suíço).

















■ A leitura faz-lhe um melhor escritor: Conforme lemos, inconscientemente começamos a imitar a maneira de escrever e presentar ideias dos autores. Se você está lendo autores altamente qualificados, clássicos, alguns aspectos de seu estilo podem acabar na sua escrita. Além disso, a leitura desenvolve a sua criatividade.
(Imagem: Walter MacEwen. 1860-1943. Artista estadunidense).











■ Ler te torna fisicamente mais saudável: (...) as pessoas que gostam de leitura tendem a trabalhar mais frequentemente do que as pessoas que têm outros hobbies.
(Imagem: Howard Chandler Cristhy. 1873-1952. Artista estadunidense). 








(Texto produzido por David Wolfe e publicado em http://entretenimento.r7.com/.














Nenhum comentário:

Postar um comentário