Manias de quem gosta de ler.
             (por Cristina Danuto).


"
■ Sempre leio mais de um livro por mês. Separo horários específicos para ler cada um: acordo mais cedo e/ou leio antes de dormir, leio no ônibus, no metrô, antes ou depois do almoço. A velha desculpa “não tenho tempo para ler” é esfarrapada. Quem realmente quer (e isso vale para tudo na vida), arruma tempo.
■ Costumo sublinhar frases e trechos que mais me chamaram a atenção. Geralmente utilizo lapiseira, nunca caneta ou marcador de texto. Mania. Além de, em minha opinião, enfeia o livro, se eu quiser apagar algo, não poderei (embora nunca tenha apagado nada do que sublinhei em nenhum dos meus livros).
■ Também tenho o costume de datar e assinar cada livro que adquiro. Não tenho ciúmes dos amigos, mas tenho dos meus livros (é meu e ninguém tasca, entendeu?).
■ Mania? Cheirar os livros. (eu sei. É uma mania bem esquisita). Novo ou velho. Cada um tem o seu perfume específico. Deu mole e lá estou dando um cafungada no cangote do “bicho”. Qualquer dia ainda serei capaz de descobrir os diferentes tipos de papel e a gramatura de cada um só pelo cheiro. A gente também lê com o olfato, sabia?
■ Não julgue um livro pela capa. Leia a contracapa, a sinopse, se possível folheie-o. Assim, você terá uma ideia do que irá encontrar nas outras páginas.
■ Veja quem é o autor, o que ele já publicou e qual são a editora que o está publicando.
■ Não julgue um livro pela editora. Não é porque você já leu algum livro da editora x e não gostou, que os outros títulos que ela publicar será ruim. E também não é porque uma editora é nova no mercado ou desconhecida do grande público, que não publicará bons livros. Dê uma chance ao novo. Você poderá ter boas surpresas.
■ Vez ou outra esqueça as livrarias e visite sebos. Se não souber onde fica o sebo mais próximo, procure na Estante Virtual. Lá tem os endereços dos melhores sebos do país. Existem títulos que você não encontrará em nenhuma livraria. (...).
■ Sugestão de livros? Veja as indicações dos amigos, das pessoas que tem o gosto parecido com o seu e dê uma olhada na listagem de livros recomendados pelas pessoas que você admira.
■ Não leia somente as indicações dos amigos, das pessoas que tem o gosto parecido com o seu ou os livros que estão na listagem das pessoas que você admira. Acredite, sempre tem algum livro muito bacana que nenhum deles leu ainda. Leia você e , se puder, repasse a dica para eles também.
■ Fique de olho nos lançamentos das editoras e nas publicações dos seus autores preferidos. Não fique de olho somente nas publicações de seus autores preferidos. Abra espaço para os novos autores. Como no caso das novas editoras, você poderá se surpreender.
"


► Imagem: John Henry Henshall (1883)












Nenhum comentário:

Postar um comentário